16 novembro 2011

Como estudar fotografia?



2009-08-12-The%20Stages%20Of%20Learning%20Photography.png

DIY - Do It Yourself (faça você mesmo). Sem dúvida, esse é um dos meus lemas. Vocês vão ver por aqui que eu sempre tento fazer as coisas por conta própria, ou com alternativas mais em conta. Não sou mão-de-vaca não, hein! Mas acho que a gente não pode ser tão dependente de coisas compradas prontas. E com o estudo da fotografia é a mesma coisa. Então vou falar aqui das minhas fontes de estudo e das que acho que vale a pena investir.


Livros-texto:
Se você não tem intimidade com o assunto, não deve fugir dos livrões. As coisas ficam bem mais fáceis quando você tem uma ideia ampla do assunto, mesmo que precise de uma leitura mais profunda posteriormente. E como é só pra ter uma ideia geral, não acredito que faça muita diferença qual livro. Se tiver no título alguma coisa tipo "fotografia básica", vai te ensinar sobre o basicão: diafragma, obturador, ISO etc. Eu li o Tudo Sobre Fotografia (Michael Busselle, ed. Cengage Learning) quando resolvi começar a estudar fotografia, mas é antigo. Ainda assim recomendo. Muito completo, bem explicado, vai bem além do básico.
Vou deixar aqui minha mais recente descoberta em literatura: a sequência de publicações do David Prakel, ExposiçãoComposição e Iluminação. Todas pela editora Bookman.



Cursos:
Um curso rápido e básico de fotografia vale como o livro-texto. Se não sabe muita coisa, faça um e corra atrás do resto sozinho. Ele vai te dar as principais noções, mas ficar um ano inteiro nisso, acho um pouco de perca de tempo. Mas e aí? Não devo fazer mais nenhum curso? Claro que deve. A partir daí, os novos cursos devem ser feitos ao surgir uma necessidade real. Se suas fotos estão ficando mal expostas, entre em um curso sobre exposição ou técnicas de iluminação. Se não sabe tratá-las, faça um sobre workflow e pós-processamento. E por aí vai. Isso de esperar a necessidade surgir para dar mais um passo é uma orientação útil e que sigo para várias coisas, inclusive para a compra de novos equipamentos. Outra opção muito interessante é tomar aulas particulares com algum fotógrafo que você curta as fotos.



Internet:
Agora sim! Esse maravilhoso mundo de blogs e podcasts e videocasts e sites e fóruns e tal é d+! Tem MUITO material bom. E tem MUITO material ruim também (!). Mas como julgar a qualidade do que você está lendo? Lendo. Com certeza você vai ler muita porcaria. Mas é assim mesmo. Você vai selecionar melhor a medida que você vai se tornando um fotógrafo melhor. Vou deixar aqui umas dicas:

Podcasts:
Parece meio estranho estudar imagens só em áudio. Mas a praticidade de colocar uma aula no celular e ir ouvindo enquanto vai ao banco ou corre na esteira é insubstituível.

Podcast do Paulo: o Paulo Sacramento é uma figuraça que faz um podcast bem light. Ele vai divagando sobre diversos assuntos da fotografia de forma desapressada e bem humorada. Aprendi bastante coisa com o Paulo. O forte desse podcast é o processo de fotografar, já que ele não fala tanto de equipamentos.

Social Podcast: Super completo e com vários participantes, o Social Podcast é mais voltado para o fotógrafo social. É repleto de conteúdo, muitas dicas de equipamentos, mas os episódios são enormes (pra lá de uma hora de áudio), o que me desanima de ouvir às vezes.

Blogs e sites:
São tipo o Clique Assim, de fotógrafos ou associações que têm interesse em dividir conhecimento. Selecionei os que têm mais artigos e matérias úteis pra quem está se aperfeiçoando:

Fotografia DG: Vários artigos interessantes, mas como ponto forte são os eBooks 0800. Recomendo especialmente o Fotometria + FlashFotografia Social para Iniciantes e o JPEG vs RAW (mas tem outros!).
Improve Photography: Tem de tudo. De dicas de técnica aos reviews de equipamentos.
Lightroom Brasil: Sobre o Adobe Lightroom, software para gerenciamento e pós-processamento de fotografias muito usado por profissionais.
Revista Foto Grafia: Dá pra baixar a revista em pdf. Mais sobre fotografia artística, entrevistas com fotógrafos, dicas de exposições etc.
Dicas de Fotografia: Da fotógrafa Cláudia Regina. Ela é bem direta sobre os assuntos. Fez uma sequência de posts sobre uso de flash recentemente bem legal.
Blog da Lira Fotografia: Segue também a filosofia DIY :)

YouTube:
Adorama TV é o que tem de melhor! Adorama é uma loja de Nova York concorrente da B&H. Ambas são de famílias judias. Tem gente com aqueles cachinhos pra todo lado. Pra comprar, prefiro a B&H, mas esse canal de vídeos da Adorama é d+. Faz parte do Adorama Learning Center. De tudo que falei aqui, ele é a melhor dica. Tem toneladas de vídeos de altíssimo nível, de todos os assuntos, muito didáticos e não são extensos.


Grandes fotógrafos:
Acredito que estudar quem é bom é muito importante para ampliar sua mente. Desde os grandes fotógrafos da história, como Ansel Adams e Cartier-Bresson, quanto os que estão fazendo sucesso atualmente, os da sua cidade, os que você gosta. Acompanhar os blogs de quem está na ativa faz você se manter criando. Sempre olho as fotos de que gosto com a seguinte pergunta: "Mas como é que o maluco fez essa puta foto?!"


Prática:
Finalizando, é a mais importante fonte de aprendizado do cérebro humano. Errar mil vezes te dá mil ensinamentos. Tem que colocar a teoria em prática. Sua câmera não pode ter poeira em cima nunca! Leia muito, discuta muito com quem tem o mesmo interesse, estude muito, mas cala aboca e clica!


Espero que essas dicas sejam úteis. Quem tiver mais indicações ou sugestões, fique à vontade para comentar, ok?

Abaixo algumas fotos de um piquenique na Praça do Papa, em Belo Horizonte. Dia mais agradável impossível. Até semana que vem!






4 comentários:

  1. Muito bom esse quadrinho! Até há bem pouco tempo você estava no estágio 1, agora é "Preciso urgentemente de um flash!" Hahaha.

    ResponderExcluir
  2. maneiro demais essa sua postagem raoni, cada vez melhor na sua arte e agora dando dicas preciosas para os leigos no assunto. Parabéns mais uma vez pela sua iniciativa de ter criado esse blog incrível. Abração de laura e léo

    ResponderExcluir
  3. Que orgulho!

    Tb sou a favor do DIY! E quando a pessoa tem talento dá muito certo!
    Parabéns amigo!

    ResponderExcluir
  4. As fotos estão fantástica! As da garotinha com o pai... Amei! Cheia de orgulho deste sobrinho!!! Dele e da sua musa! bjsbjsbjs
    Tia Manda

    ResponderExcluir

Tem algum comentário sobre o post acima? Escreva aqui!